domingo, 30 de junho de 2013

Pacientes com câncer terão tratamento em casa

Agência Nacional de Saúde Suplementar anuncia 84 novos procedimentos que serão oferecidos por planosADRIANA CHAVES
especial para o diário



Os planos de saúde serão obrigados a oferecer, a partir de janeiro de 2014, 36 medicamentos para tratamento em casa de 54 tipos de câncer. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), André Longo. “Isso é fruto da inovação tecnológica para a doença”, disse o ministro.
Ao todo, estão previstas a inclusão de 84 procedimentos médicos e odontológicos entre remédios, terapias e exames. A lista faz parte da proposta de revisão do rol de procedimentos e eventos obrigatórios cobertos pelos planos. A ANS sugeriu ainda ampliar indicações de outros 30 itens oferecidos. O documento pode ser consultado no site www.ans.gov.br e receberá propostas de 7 de junho a 7 de julho.
Pelo rol atual, os planos só são obrigados a conceder o tratamento em serviços de saúde. O número de consultas com nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas foi ampliado. Segundo Longo, “cada plano definirá como será a entrega dos medicamentos”. O paciente receberá o volume prescrito.
Consumidor/ O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) aprova as inclusões, mas, segundo a advogada Joana Cruz, a proposta “está longe de representar os direitos do consumidor”. Para ela, as operadoras devem atender as coberturas obrigatórias independentemente do tamanho e valor dos planos.
A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) considera a atualização “importante para avaliar as tecnologias e os resultados clínicos produzidos para os beneficiários de planos”.  Quanto aos remédios, diz ser necessário avaliar aspectos como administração correta para obter resultados, armazenamento e conservação em domicílio e segurança quanto a uso equivocado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário