domingo, 2 de junho de 2013

prevenção de linfedema para quem fez cirurgia de câncer de mama

Não ignore qualquer pequeno inchaço no braço, mão ou dedos, consulte o seu médico angiologista imediatamente, somente ele poderá diagnosticar ou não o linfedema e recomendar o tratamento ideal para o seu caso.
Cuidados diários para prevenir o linfedema
Após a mastectomia você deverá adotar cuidados básicos que farão parte da sua rotina diária. Principalmente com o braço do mesmo lado da mastectomia. Portanto se a mastectomia foi do lado esquerdo, braço esquerdo. Se a mastectomia foi do lado direito, braço direito. Se a mastectomia foi bilateral, braço direito e esquerdo.
  • Nunca tome injeção ou retire o sangue no braço afetado.
  • Quando for medir a pressão arterial deve ser no braço não afetado ou na perna, quando os dois braços estiverem afetados. Explique ao profissional que a atende, ou simplesmente diga que prefere neste ou naquele braço.
  • Mantenha o seu braço sempre limpo. Use loção hidratante após o banho. Tenha certeza de que todas as dobras do braço estejam secas e também entre os dedos.
  • Evite fazer movimentos vigorosos e repetidos com o braço afetado.
  • Evite carregar objetos ou sacolas pesadas ou segurar o seu cão pela coleira e nunca carregue bolsas ou malas por cima do ombro do lado afetado.
  • Não use roupas, jóias ou tiras elásticas no braço afetado.
  • Evite mudanças de temperaturas extremas durante o banho ou ao lavar a louça,  é recomendado evitar saunas e banheiras quentes. Proteja sempre o braço do sol.
  • Tente prevenir qualquer trauma (machucados, cortes, queimaduras de sol e outras queimaduras, contusões de esporte, picadas de inseto, arranhões de gato) no braço afetado (fique atento a sinais de infecção quando isto ocorrer).
  • Use luvas ao fazer os serviços domésticos, jardinagem ou qualquer outro tipo de trabalho que possa causar qualquer pequeno machucado.
  • Quando for fazer as unhas, não retire cutículas.
  • Exercício é importante, mas consulte o seu fisioterapeuta. Não deixe o seu braço cansado: se sentir dor, repouse e eleve o braço. Exercícios recomendados: andar, nadar, exercícios aeróbicos suaves, andar de bicicleta, e especialmente dança ou yoga.
  • Quando viajar de avião, use uma braçadeira de compressão feita sob medida.
  • Pacientes com mamas grandes devem usar próteses mamárias leves (próteses pesadas podem colocar muita pressão nos gânglios do pescoço). Use tiras/alças macias sobre o ombro.
  • Use um aparelho elétrico para remover os pelos da axila. Tenha o seu próprio aparelho e troque-o sempre que necessário.
  • Pacientes com linfedema devem usar uma braçadeira de compressão feita sob medida durante todo o tempo em que estiverem andando. Faça o controle com seu fisioterapeuta a cada 4-6 meses. Se a braçadeira estiver muito larga, provavelmente a circunferência do seu braço reduziu ou a braçadeira está gasta.
  • Cuidado: se você perceber uma erupção, coceira, vermelhidão, dor, aumento de temperatura ou febre, procure o seu médico imediatamente. Uma inflamação ou infecção no braço afetado pode iniciar ou agravar o linfedema.
  • Mantenha o seu peso ideal através de uma dieta bem balanceada. Evite fumar e ingerir álcool. Linfedema é um edema rico em proteína, mas ingerir pouca proteína não irá reduzir as proteínas do líquido linfático, ou melhor, isto pode enfraquecer os tecidos conectivos e piorar a condição. A dieta deve conter proteínas de fácil digestão.

Vera Lucia Miranda
Fisioterapeuta
Colaboradora convidade pelo Instituto Oncoguia

2 comentários:

  1. Fui diagnosticada com câncer de mama em estágio 3 em agosto de 2015. Uma amiga preciosa me contou sobre a mistura de ervas do Dr. James na África Ocidental. Ela me deu seu número de contato e endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele me garantisse que seu medicamento fitoterápico vou curar meu câncer e eu vou ficar curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então me instruiu sobre como beber por duas semanas para ficar curado. Eu disse a Gomez meu amigo sobre o medicamento à base de ervas, então ele me deu vá em frente para bebê-lo. Então, depois de beber por duas semanas, eu estava curado. Estou muito grato e prometo recomendarei a ele qualquer pessoa com câncer e é isso o que estou fazendo. Dr. James Herbal Medicine me faz acreditar que há esperança para as pessoas que sofrem de doença de Parkinson, Esquizofrenia, Câncer, Escoliose, Câncer de Bexiga, Câncer Colorretal, Câncer de Mama, Rim Câncer, Leucemia, Câncer de Pulmão, Câncer de Pele, Câncer Uterino, Próstata C ancer, fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, Copd.
    Aqui estão as informações de contato dele ...... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com. Whatsapp ... + 2348152855846]

    ResponderExcluir
  2. Fui diagnosticada com câncer de mama em estágio 3 em agosto de 2015. Uma amiga preciosa me contou sobre a mistura de ervas do Dr. James na África Ocidental. Ela me deu seu número de contato e endereço de e-mail, entrei em contato com ele rapidamente para que ele me garantisse que seu medicamento fitoterápico vou curar meu câncer e eu vou ficar curado para sempre eu disse Ok. Eu perguntei a ele sobre o processo de cura, ele me pediu para pagar as taxas que eu fiz e em 5 dias úteis ele me mandou o fitoterápico então me instruiu sobre como beber por duas semanas para ficar curado. Eu disse a Gomez meu amigo sobre o medicamento à base de ervas, então ele me deu vá em frente para bebê-lo. Então, depois de beber por duas semanas, eu estava curado. Estou muito grato e prometo recomendarei a ele qualquer pessoa com câncer e é isso o que estou fazendo. Dr. James Herbal Medicine me faz acreditar que há esperança para as pessoas que sofrem de doença de Parkinson, Esquizofrenia, Câncer, Escoliose, Câncer de Bexiga, Câncer Colorretal, Câncer de Mama, Rim Câncer, Leucemia, Câncer de Pulmão, Câncer de Pele, Câncer Uterino, Próstata C ancer, fibromialgia, a
    Síndrome Fibrodisplasia, Epilepsia Doença de Dupuytren, Diabetes, Doença celíaca, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Asthma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, Doença inflamatória intestinal, Copd.
    Aqui estão as informações de contato dele ...... [Email ... drjamesherbalmix@gmail.com. Whatsapp ... + 2348152855846]

    ResponderExcluir