quinta-feira, 7 de junho de 2012

DOENÇA FALCIFORME

• Dia 19 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, estabelecido pela ONU, em que o alerta sobre a patologia deve ficar mais evidente.


È uma alteração genética que leva frequentemente à anemia falciforme,talassemia ou microdrepanocitose. A principal característica da Doença Falciforme é a alteração do glóbulo vermelho do sangue (hemácias). Trata-se de uma doença hereditária.
Segundo o Ministério da Saúde, 3.500 crianças nascem com a doença por ano e cerca de 200 mil pessoas apresentam o traço falciforme, ou seja, possuem apenas um gene da doença e não desenvolvem os sintomas relacionados. “A doença é mais comum na população afrodescendente, porém, como há muita miscigenação racial no Brasil, pode ocorrer em qualquer etnia”, informa Dra. Clarice Lobo, hematologista do Hemorio.

Mesmo assim, a Bahia é o estado que mais apresenta índice de doença falciforme: um em cada 650 nascidos apresentam a patologia. Esta proporção dobra no Rio de Janeiro: um para 1.200 nascidos. Já em São Paulo, o número é de um para cada 4.000 nascimentos, evidenciando a alta prevalência da doença no Brasil, mesmo em sua diversidade.

Sintomas

A doença falciforme se manifesta, geralmente, a partir dos três meses de idade, mas já pode ser diagnosticada na primeira semana de vida através da triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho. Os sintomas podem variar. Entre eles estão:

- Anemia crônica: causada pela rápida destruição dos glóbulos vermelhos;

- Icterícia: cor amarelada na pele e mais visivelmente no “branco dos olhos”;

- Síndrome mão-pé: inchaço muito doloroso na região dos punhos e tornozelos. São mais frequentes até os dois anos de idade;

- Crises dolorosas: principalmente em ossos, músculos e articulações.

Tratamento

O hematologista Rodolfo Cançado, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica que o tratamento tem como principal foco a prevenção das situações que podem modificar a forma das hemácias. “Entre os cuidados necessários estão o tratamento rápido de infecções, manter o calendário de vacinas em dias, evitar desidratação e atividades físicas muito intensas”, elenca o médico.

Para as dores são usados tratamentos de hidratação e analgésicos. As demais complicações exigem um tratamento mais específico. “Os sinais das complicações mais comuns da doença devem ser reconhecidos para que o paciente procure o serviço de saúde o mais rápido possível. Por isso, a importância de conhecer bem a doença”, diz Cançado.

A manifestação mais frequente da doença é a anemia falciforme. “Ela deve ter acompanhamento médico e de uma equipe multidisciplinar, tendo sempre em evidencia os cuidados especiais”, alerta Christine Battistini, fundadora do Espaço de Vida.
Há pessoas que possuem o traço falciforme, o que não é uma doença e sim um traço genético e elas são saudáveis. Entretanto se duas pessoas com traço falciforme se unem podem gerar filhos com a doença.

Conscientização

Devido à alta incidência, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 2009. Na ocasião, o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que “o objetivo era de melhorar a qualidade de vida dos que sofrem com essa doença e eliminar os preconceitos associados a ela”. A partir daí, no 19 de Junho, diversos países realizam ações de informação, orientação e conscientização sobre a doença falciforme e os direitos das pessoas com a doença.

"É preciso garantir que estas intervenções acessíveis e de bom senso estejam disponíveis para todas as pessoas que sofrem desta doença, para que vivam uma vida saudável e produtiva", pede Ban Ki-moon.
O Símbolo da luta é o laço laranja.
Em Itabuna-Bahia há uma Unidade de Atendimento para os falcêmicos, o CERDOFI-Centro de Referência de Doença Falciforme de Itabuna que fica na Rua Miguel Calmon,95 - centro

Fonte: M.Saúde, ANVISA e Gazeta

Um comentário:

  1. Olá, bom dia!

    Para mais informações sobre a Anemia Falciforme e sobre a campanha de conscientização do Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, celebrado no dia 19 de junho, acesse os sites do Instituto Espaço de Vida e da FENAFAL.

    Instituto Espaço de Vida:
    http://espacodevida.org.br/

    FENAFAL:
    http://fenafal.wordpress.com/

    ResponderExcluir