quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CIGARRO MATA UMA PESSOA A CADA OITO SEGUNDOS

Cigarro mata uma pessoa a cada oito segundos


Postado em 28 Agosto 2012. Jornal Diário Bahia
Por Simone Nascimento


Só no Brasil, existem 25 milhões de fumantesDados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que o cigarro mata uma média de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, de oito em oito segundos, uma pessoa morre em decorrência do fumo. Pesquisas apontam que existem no país cerca de 25 milhões de fumantes – um bilhão no mundo todo.

Temos acompanhado, frequentemente, histórias que comprovam como as consequências do cigarro são arrasadoras na vida de quem fuma. Quando não deixa sequelas irreversíveis, leva até a morte. Por isso, que tal trocar essa "amarga" fumaça por um saboroso doce? Essa é a proposta do Grupo Se Toque (Grupo de Apoio para pacientes de Câncer), que promove nesta quarta-feira (29) – Dia Nacional de Combate ao Fumo – um ato público na praça Olinto Leoni, centro de Itabuna.

De acordo com Sueli Santos Dias, que faz parte da organização do evento, previsto para começar a partir das 9 horas da manhã, serão distribuídos ainda materiais informativos sobre a campanha de combate ao fumo. A ideia é conscientizar a população sobre os riscos que o produto traz não só para os fumantes, mas para todos que estão ao seu redor, inclusive a "a mãe natureza".

Além disso, os organizadores vão montar um stand com oficinas de beleza e uma mesa para degustação de alimentos. "Precisamos de voluntários para todas as atividades. Convidamos crianças, jovens, adultos e idosos a comparecerem para juntar-se a nós nesse ato de amor à vida!", conclama Sueli.


Veneno

Com o lema "Faz mal pra você, faz mal pro planeta", a campanha sugere uma reflexão mais profunda sobre a questão do tabagismo. "Basta manter um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo arsênico, amônia, monóxido de carbono (o mesmo que sai do escapamento dos veículos), substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso Planeta?", explica Sueli.

Uma cadeia de doenças pode ser provocada pelo tabagismo. Entre as mais de 50, diretamente ligadas ao fumo, estão diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata.

E, para quem não sabia, o simples manuseio da folha do tabaco, aliado ao uso de pesticidas, é capaz de desenvolver sintomas como náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tontura, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea – tudo isso gerado pela tal doença do tabaco verde.

"Os agricultores são vítimas dessa doença. Dentre as crianças e adolescentes de 5 a 15 anos envolvidas em atividades agrícolas na região Sul do Brasil, 14% trabalham no cultivo do tabaco, ficando expostas a grandes quantidades de agrotóxicos", observa Sueli.

Árvores sacrificadas

O "terremoto" causado pelo cigarro vai muito além do que se pode imaginar. Sueli relata que o desmatamento, em função do plantio e secagem das folhas do tabaco, corresponde a 5% do total nos países em desenvolvimento. "Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é sacrificada. O fumante de um maço de cigarros por dia consome duas árvores em um mês. Ainda que as zonas desmatadas sejam reflorestadas, não são refeitas as condições naturais quanto à flora e à fauna da mata virgem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário