sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DIA DO NUTRICIONISTA

Quando uma pessoa decide fazer uma dieta, consumir alimentos de qualidade ou adquirir produtos alimentícios inovadores nas prateleiras de supermercado está sendo afetada pelo trabalho dos profissionais de nutrição. Dedicado a cuidar do bem estar e da segurança alimentar dos pacientes, o nutricionista é responsável por promover, manter e recuperar a saúde das pessoas, por meio de orientações nutricionais e ações educativas no âmbito alimentar.


O dia 31 de agosto é dedicado ao reconhecimento destes profissionais da saúde. A data remete à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), em 1949. Atualmente a Associação Brasileira de Nutrição e o Conselho Federal (e regionais) de Nutricionistas representam os interesses desta classe.

Atuando em diversas áreas como a nutrição esportiva, nutrição escolar, nutrição estética e na segurança alimentar, os nutricionistas contribuem para a prevenção e tratamento de agravos que afetam a qualidade de vida dos brasileiros, tais como obesidade, hipertensão e diabetes. Possuem uma importante função educativa, estimulando práticas alimentares e um estilo de vida saudável no cotidiano de seus pacientes.

O trabalho destes profissionais é fundamental no ambiente dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro, onde atuam na nutrição clínica e funcional. Além do atendimento ambulatorial, eles são responsáveis pelo acompanhamento clínico dos pacientes, orientando a dieta no período de internação e após a alta; controlam a qualidade dos alimentos e elaboram os cardápios dos refeitórios dos hospitais. Os nutricionistas também promovem ações educativas, por meio de palestras ministradas aos pacientes e aos funcionários, nos grupos de apoio mensais.

A nutricionista Maria Valéria Fontoura, do Hospital Federal Cardoso Fontes, ressalta a importância destes profissionais para a população: “O profissional nutricionista tem como responsabilidade, em todas as áreas da Nutrição, contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do indivíduo por meio da alimentação. Ter saúde é uma consequência de nossas escolhas, inclusive das alimentares”, pontua.

Dez dicas para um dia mais saudável

A nutricionista Maria Valéria Fontoura listou orientações nutricionais para um dia a dia mais saudável:

  1. Faça de cinco a seis refeições diárias, com intervalos de três horas entre cada refeição;
  2. Mastigue bem os alimentos;
  3. Mantenha-se hidratado, ingerindo líquidos durante o dia;
  4. No café da manhã, inclua alimentos que irão fornecer energia ao organismo e aumentar a disposição para realizar as suas atividades diárias, como frutas, sucos, ovos, aveia;
  5. Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, a frituras.
  6. Opte por óleos saudáveis como o azeite de oliva e óleo de canola;
  7. Tenha pequenos lanches saudáveis na bolsa ou mochila (castanhas, nozes, barras de cereais e frutas). Alimentos ricos em fibras dão maior saciedade;
  8. Opte por proteínas saudáveis como peixes, frangos, ovos, feijões, diminuindo o consumo de carne vermelha;
  9. Consuma frutas, verduras, legumes e grãos, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras;
  10. Substitua o sal por ervas aromáticas no tempero dos alimentos.

Sites relacionados à profissão:

Federação Nacional dos Nutricionistas – www.fnn.org.br/
Associação Brasileira de Nutrição – www.asbran.org.br
Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde – www.fcfas.org.br


Fonte: Pâmela Pinto /Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) in www.blog.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário