segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PALESTRA DR GARRICK NO "SE TOQUE"


GRUPO  SE TOQUE RECEPCIONOU E SE ENCANTOU COM A PALESTRA PROFERIDA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA DR. GARRICK
Na oportunidade o médico lembrou aos presentes que, todo aquele que fuma vai sofrer algum mal em consequência dessa droga. Salientou que, são quase 6 milhões de mortes por ano e que, bilhões de dólares são gastos para tentar tratar os doentes em consequencia do fumo. É um fator que mata mais que a aids, álcool e os acidentes de carro, dentre outras causas de mortes evitáveis.
Utilizando uma linguagem clara, acessível ao público em geral, detalhou didaticamente os componentes do fumo, enfatizando a dependência psíquica e física que provoca. Deixou muito claro aos participantes que, 90% dos casos de câncer de pulmão são evitáveis desde que se evite o fumo. Além do câncer, alertou que o fumo desencadeia uma série de doenças que levam a 200 mil mortes por ano no Brasil e que vão desde, doenças coronarianas, angina, infarto do miocárdio, bronquite, enfisema pulmonar e os cânceres de pulmão, esôfago, colo de útero, dentre outros. Lembrou ainda que o fumo pode levar a ocorrência de trombose, impotência no homem e parto prematuro em gestante, dentre outros males.
Mas, Dr. Garrick não apenas discorreu sobre os males, apresentou também possibilidades de tratamento para abandono do vício: que vão desde o abandono com parada imediata para aqueles que possuem melhor domínio de si mesmo, tratamento médico com a ajuda de medicamentos, tratamento psicoterápico para conscientização de que o fumo não resolve problemas, além de atividade física, acupuntura, ioga, pilates, etc.  Ao final da palestra houve espaço para perguntas e depoimentos.

ESTIVERAM NA PALESTRA MEMBROS DE ILHÉUS E IBICARAÍ

Nenhum comentário:

Postar um comentário