sábado, 4 de agosto de 2012

Esquizofrenia: detecte o problema

A esquizofrenia é uma doença mental que afeta a zona central "do eu" e altera a estrutura vivencial. O portador, quando em surto, costuma agir em função dos seus delírios e alucinações, perdendo a liberdade de escapar a essas vivências fantásticas. Cerca de 1% da população é acometida pela doença, geralmente iniciada antes dos 25 anos.  "A esquizofrenia se caracteriza por distorções características do pensamento, da percepção e por inadequação dos afetos. Usualmente o paciente mantém clara sua consciência", explica o psiquiatra Deyvis Rocha, de São Paulo (SP).
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é estritamente clínico. Não há exames próprios para a doença, no entanto alguns deles são indispensáveis. Por meio de exames, como a ressonância magnética de crânio, é possível descartar outros quadros e reforçar o diagnóstico da esquizofrenia. 
Principais características
A esquizofrenia pode se apresentar de várias maneiras. Com os sintomas sob controle, a pessoa pode até levar uma vida normal. No entanto, no surto psicótico, são comuns as alucinações auditivas e táteis, menos frequentemente as visuais, e os delírios que giram em torno de ideias de perseguição ou de complô. Os sintomas negativos são caracterizados pela falta de interesse e de engajamento, levando ao distanciamento do contato social e maior dificuldade em estabelecer laços afetivos estáveis. Os sintomas depressivos (tristeza, menos-valia) e cognitivos (déficit de atenção, de planejamento) também são frequentes e ocorrem mesmo fora das crises.

 http://www.revistapenseleve.com.br/exibe.php?id=2514

Nenhum comentário:

Postar um comentário